Foi o primeiro jogo de sempre do CS Marítimo na competição que junta as melhores oito equipas de futebol de mulheres em Portugal. O apuramento do Marítimo na fase de Apuramento de Campeão da Liga BPI, mereceu a distinção na corrente época 2020/21.



Embora o primeiro ataque do jogo pertence-se à formação maritimista, as bracarenses das madeirenses Laura Luís e Érica Costa dominaram a primeira parte do encontro com um claro ímpeto ofensivo. A internacional e capitã da formação do norte - Dolores Silva, esteve dominante no meio-campo bracarense, permitindo a avalanche ofensiva das Guerreiras do Minho.

Antes do intervalo, Telma e Tânia Mateus poderiam ter protagonizado o primeiro golo do jogo, mas Marie Hourihan - gurada-redes bracarense, impediu a ambição das madeirenses. 



Após o descanso, as madeirenses orientadas por Luís Gabriel entraram determinadas no jogo, dominando os primeiros minutos com diversas oportunidades. As melhores ocasiões surgiram de bola parada, mas as verde-rubras não conseguiram converter em golo as suas aspirações.

Na hora de jogo - concretamente aos 61 minutos, Dolores Silva, colocou a turma bracarense na frente do marcador, ao aproveitar uma bola perdida na área maritimista.



Após a vantagem, entraram as jovens Cristina Freitas e Madalena Castro para restabelecer o empate. Marcelly, minutos após a vantagem tentou de livre empatar a partida, mas sem efeitos práticos.

Bárbara Santos, uma das melhores jogadores verde-rubras na partida, continuou a evidenciar-se na segunda parte após diversas investidas do Braga. 

Ao cair do pano, Telma Encarnação numa ação individual após passe de Marcelly, empatou a partida ao rematar rasteiro sem possibilidade de defesa por parte de Marie. 



No prolongamento, o maior ímpeto físico do Braga e frescura no ataque com as entradas das madeirenses Laura Luís e Érica Costa - ainda durante a segunda parte, determinaram o resultado favorável às visitantes.



O primeiro golo do prolongamento, aos 102 minutos, pertenceu a Seoposenwe, após passe de desmarcação de Laura Luís. O segundo golo do Braga, foi de Érica Costa, a aproveitar o passe de Barbosinha que valeu meio golo.

VEJA TODAS AS FOTOGRAFIAS DO ENCONTRO

Com este resultado, as madeirenses ficam de fora da Taça da Liga Feminina, num jogo onde a raça protagonizou a vontade das Leoas do Almirante Reis. Com a participação das titulares Paula Fernandes, a capitã Neuza Caldeira e da goleadora Karina Socarrás, a ascensão do futebol feminino madeirense no panorama nacional poderia ter tomado um resultado que glorifica-se a progressão verde-rubra na competição.

O Braga defrontará, na condição de visitante, o Sporting CP na meia-final, em data a confirmar pela FPF. 

O Marítimo, continuará a sua participação na Liga BPI, já neste domingo, frente a um dos candidatos ao título: o Famalicão. O encontro está marcado para as 15:00.

Fotografias e texto: Roberto Silva