Fez-se história: Portugal teve pela primeira vez na sua Seleção Nacional AA Feminina, três madeirenses. Fátima Pinto - Sporting CP e Laura Luís - SC Braga receberam a estreante Telma Encarnação do CS Marítimo para ajudar Portugal na sua preparação para o EURO 2021 em Inglaterra.

No Estádio António Coimbra da Mota - Estoril, frente à campeã do Mundo - Estados Unidos da América, Fátima Pinto foi a única madeirense que entrou para o terreno de jogo para ajudar Portugal a virar o resultado negativo de 0-1. Embora o grande número de oportunidades conquistadas pelas Portuguesas, a sorte não esteve do lado luso, consumindo-se a derrota.
No primeiro amigável frente ao País de Gales, em Rio Maior, Portugal venceu por 1-0 com golo de Carole Costa ao cair do pano. Laura Luís alinhou de início, tendo sido substituída pela estreante e capaz Telma Encarnação. Marcou-se assim a primeira internacionalização de Telma Encarnação, onde inclusivamente esteve muito perto de marcar. Fátima Pinto, não saiu do banco de suplentes.
No segundo amigável frente ao País de Gales, em Cova da Piedade - Almada, a armada lusa não conseguiu desfazer o nulo a seu favor. Telma Encarnação foi a única madeirense a entrar em jogo, a partir do minuto 75.

Este momento histórico e demonstrativo do progresso do futebol e atleta feminina madeirense, ficará para sempre marcado, estando o mesmo à espera de ser superado por novas convocatórias de atletas madeirenses e conquistas das Seleções Nacionais Femininas. Trabalho e sucesso, são as palavras de ordem no presente e futuro do Futebol Feminino Português.


Fotografia: Diogo Pinto/FPF - Portugal-EUA - 08/11/2018 - Estádio António Coimbra da Mota, Estoril