Em Oeiras debateu-se, entre o Presidente da Liga Portugal e os Presidentes das Associações Distritais e Regionais, uma reunião de trabalho para debate da organização dos quadros competitivos e modelo de financiamento atual das Associações Distritais e Regionais.

Pedro Proença e Rui Marote, Presidente da AF Madeira, lideraram a mesa de debate, quais saíram as seguintes conclusões: 

I. O Fórum das Associações de Futebol assumiu o compromisso de reforçar a cooperação institucional entre Federação Portuguesa de Futebol, Liga Portugal e Associações Regionais e Distritais, envolvendo todas as entidades na tutela do futebol.
II. Nessa medida, o Fórum das Associações de Futebol deliberou a criação de um grupo de trabalho, liderado pela Federação Portuguesa de Futebol e composto pela Liga Portugal e Associações Distritais e Regionais de Futebol, com vista à reponderação dos atuais quadros competitivos do futebol nacional.
III. O Fórum das Associações de Futebol reconheceu a importância de valorizar o mérito desportivo, privilegiando a promoção dos primeiros classificados, incluindo através da abertura de mais uma vaga para o acesso aos campeonatos profissionais, bem como de proteger e garantir o equilíbrio e a sustentabilidade das competições de futebol.
IV. O Fórum das Associações de Futebol debateu a necessidade de se reponderar o modelo atual de financiamento das Associações Distritais e Regionais de Futebol, com respeito pela capacidade das instâncias responsáveis pela organização das competições desportivas, tendo a Liga Portugal manifestado a sua abertura para discutir a implementação de um novo modelo.

O Fórum concluiu com a constatação de que «quanto mais fortes forem as associações, mais forte será o Futebol Português.»