No Campo Municipal da Ponta do Sol - que recebeu as Seleções da Série "A" - a Seleção da Ribeira Brava, a única que poderia apurar-se para a final além da congénere do Funchal Este, iniciou a tarde de competição com um empate frente à formação de Machico. As Seleções anularam-se com um empate a um golo com tentos de César Sousa pela Ribeira Brava e Hugo Sousa pelo azul de Machico. Para o jogo seguinte, Machico, ainda quente do jogo anterior, venceu a formação do Porto Santo por 2-0, com golos de Francisco Nunes e Rodrigo Alves. Com a passagem à final assegurada depois do empate da Ribeira Brava, a Seleção do Funchal Este defrontou a Seleção Visconde, tendo o placard ficado como começou o jogo: a zeros. No último jogo da tarde sob o sol da Ponta do Sol, a Seleção da Ilha Dourada saiu derrotada pela Seleção da "Casa" por 0-2. O resultado foi construído na primeira parte, através dos golos de Miguel Montenegro e João Coelho.

Do outro lado da ilha - zona este - as Seleções foram brindadas com o oposto verificado na Ponta do Sol: chuva e vento. A tarde de competição na casa do filiado SC Santacruzense, começou com o jogo mais emotivo da tarde: Seleção do Funchal Oeste frente à Seleção da "Casa". O jogo foi pautado pelo equilíbrio e por ocasiões para ambas as partes. Destaque para a performance de Rodrigo Gouveia, da Seleção de Santa Cruz, que pautou o jogo atacante da Seleção de Fernando Teixeira, tendo criado diversas ocasiões com perigo para a Seleção do Funchal Oeste. O jogo foi resolvido nos últimos dois minutos do encontro, sendo Rodrigo Gouveia protagonista do golo de Santa Cruz. Rodrigo, pegou na bola no meio-campo ofensivo, driblou a defesa e rematou para o fundo da baliza do Funchal Oeste. Santa Cruz ainda fazia a festa, quando na insistência de uma jogada de ataque, a Seleção do Funchal Oeste chegou à igualdade. Francisco França, aproveitou da melhor maneira um centro provindo da sua esquerda e rematou de cabeça para o golo da explosão de alegria dos jogadores da Seleção de Marco Camacho. Com o empate alcançado, as Seleções de Câmara de Lobos e do Norte tinham ainda uma palavra a dizer na qualificação para o jogo do título. A Seleção do Norte adiantou-se no marcador através da cabeçada certeira de Élvio Pita, aos nove minutos da primeira parte. Em jeito de resposta, a Seleção de Câmara de Lobos, empatou a partida, aos 12 minutos, através de Pedro Vieira que aproveitou uma desatenção do guarda-redes da Seleção do Norte. A um minuto do descanso, Martim Silva, numa grande execução de livre, fez o 1-2, que seria o resultado final. No jogo seguinte, a Seleção de Santa Cruz, ainda com o sonho da final, entrou em campo para defrontar a congénere de Câmara de Lobos. A Seleção de Santa Cruz adiantou-se no marcador aos 8 minutos da primeira parte, através de um auto-golo de Avelino Silva. Santa Cruz, por cima do jogo em quase todos os momentos do encontro, viu o passaporte de entrada para a final anulado depois do golo do inevitável Pedro Vieira - marcou três dos quatro golos do Câmara de Lobos até ao momento - aos 20 minutos da partida. No último jogo da tarde, a Seleção do Norte carimbou a segunda vitória do dia competitivo frente à Seleção da Calheta. Élvio Pita foi o decisor do encontro, com golo marcado a dois minutos do final do encontro.
As Seleções do Funchal Oeste e do Norte acabaram a primeira fase igualadas com 7 pontos, mas o confronto direto, entre ambas, ditou a vantagem para a Seleção Oeste da capital, após vitória sobre a Seleção do Norte por 3-1, no passado dia 18 de julho, no Campo do 1.º Maio.


Finalizada a primeira fase, as Seleções do Funchal disputarão o troféu, às 19:30. As restantes Seleções irão encontrar-se para o apuramento da classificação final. Os jogos e horários poderão ser encontrados no programa de jogos do Torneio. 

VI TIM - PROGRAMA DE JOGOS

Apuradas as Seleções para a fase final, os prémios de melhor marcador e Seleção "Fair Play" estão em grande disputa. 

VI TIM - RESULTADOS

Amanhã, o Estádio Municipal da Ribeira Brava acolherá todas as Seleções para uma competitiva tarde de futebol juvenil. Toda a emoção, a partir das 14:15, com o primeiro jogo da tarde. 

Fotografia: Roberto Silva