Depois de um dia bem passado na Nazaré e em Fátima durante a folga, a turma madeirense voltou hoje ao relvado para a retoma da competição. 

No dia de hoje, o calendário ditou um jogo frente a Aveiro. No Campo do Clube Desportivo de Fátima - Estádio Municipal João Paulo II, a Seleção da Madeira saiu derrotada por 1-0 num jogo de equilíbrio e emoções.

A turma aveirense entrou melhor na partida, com elevada pressão e jogo rápido. A Seleção da Madeira manteve-se firme, por força da alteração tática que concedeu a descida de André Góis para central, com apoios à esquerda e à direita de Aron Cardoso e David Freitas. Nos primeiros momentos de jogo, o primeiro susto: Tiago Cardoso e Francisco Gouveia a salvaram a Madeira de sofrer um golo com a bola a saltar em cima da linha de golo. A Madeira tentou desequilibrar através de André Pereira na lateral e Gustavo Rodrigues no centro, mas sem resultados ofensivos. Depois dos 10 minutos, Tiago foi importante para o nulo em duas ocasiões: defendeu em dois tempos um livre perigoso de Aveiro e de seguida, um outro livre em que segurou a bola depois de alívio da defesa madeirense. Até ao intervalo, o setor defensivo mostrou as suas valências para travar os atacantes rapidíssimos de Aveiro, nomeadamente: Rodrigo Rego e Francisco Machado. Perto do apito para o intervalo de João Bento, Rodrigo Freitas (Ró) foi protagonista do lance mais perigoso da primeira parte: depois de receber a bola por Afonso Gonçalves, fintou a defesa, e frente ao guarda-redes rematou para golo, mas a bola foi ao poste.
Depois do descanso, nos primeiros minutos da segunda parte, a Seleção da Madeira teve uma boa oportunidade através de Ró. Na cobrança de um livre, rematou para defesa a dois tempos de Martim Machado. O ataque madeirense não conseguiu aproveitar a possível recarga. Na jogada seguinte, Aron Cardoso, com um "petardo" fez Martim Machado brilhar com uma grande defesa para canto. Em sequência ao canto, Maurílio Martins não conseguiu dar o melhor seguimento quando tinha a guarda-redes batido e a baliza em sua frente. O golo de Aveiro foi ao sexto minuto da segunda parte, através da marcação de um livre ainda no meio-campo defensivo da formação de Aveiro. André Góis - atleta da Seleção da Madeira, com o propósito de defender a sua área, chutou a bola para dentro da baliza de Tiago Castro. Os jogadores madeirenses não se foram abaixo e nos minutos seguintes proporcionaram uma boa chance de golo para a Região: Martim cruzou para a subia de Alexandre, que não chegou a tempo do desvio para golo. Aos 27 minutos - já na compensação - e com 6 amarelos mostrados aos madeirenses e expulsão de Rodrigo Gouveia por suposta agressão, Ró foi protagonista da melhor oportunidade do jogo: na conversão de um livre já perto da linha da área aveirense, mandou a bola a centímetros da quina superior direita da baliza de Aveiro, para desespero da turma de Humberto Fernandes. Até ao final, Aron Cardoso foi expulso por travar o atacante de Aveiro que seguia isolado para a baliza, proporcionando um livre perigoso à entrada da área da Madeira, mas sem resultado prático no resultado. 

Embora o resultado do encontro, foi notória a capacidade de sacrifício e perseverança dos jogadores madeirenses num ambiente de especial hostilidade e emoção. Os nossos jogadores estão de parabéns por uma notável participação no jogo mais difícil até ao momento, ficando o grupo mais coeso e reforçado animicamente.

A Seleção da Madeira fará amanhã o último jogo do torneio, frente a Viseu, às 17:00, no Campo da Portela - Santa Catarina da Serra.

Veja todas as fotografias da participação madeirense no Lopes da Silva

Calendário de jogos - Lopes da Silva 2019


Fotografia: Roberto Silva