No terceiro dia de competição, na casa do Ouriense/Eurodemolições - Campo da Caridade em Ourém - , a Seleção da Madeira venceu o jogo frente à congénere de Castelo Branco pela margem mínima: 1-0. 

Depois de ter entrado mal na competição, com derrota frente a Setúbal e consequente vitória sobre Viana do Castelo, a Seleção de Humberto Fernandes carimbou a vitória num encontro de enorme disputa por ambas as partes. 

A Seleção da Madeira entrou com algumas dificuldades no encontro devido à possante posição em campo da Seleção de Castelo Branco. O atacante da formação de Castelo Branco - Ângelo Silva -, criou enormes dificuldades ao meio-campo regional, tendo vigorado a performance de André Góis e dos centrais Aron Cardoso e David Freitas. A Madeira teve dificuldades em sair a jogar, mas Maurílio na direita do ataque madeirense conseguia desequilibrar, dando a oportunidade para Gustavo Rodrigues subir no terreno e rematar à baliza ou Rodrigo Freitas para produzir jogo ofensivo. Numa das jogadas de ataque de Maurílio, com passe para Rodrigo Freitas - conhecido como Ró - o mesmo sofreu falta dentro da grande área: tendo Flávio Jesus - árbitro da partida - confirmado a grande penalidade para a Seleção da Madeira. Na sequência, Rodrigo Freitas, fez o golo que viria a ser o único da partida. A Madeira aproveitou a vantagem anímica e conseguiu aumentar a produção ofensiva: Ró - aos 12 minutos de jogo - com um excelente passe, desmarcou Maurílio que frente ao guarda-redes de Castelo Branco, não conseguiu a emenda para a vantagem. Aos 14 minutos, André Góis, cabeceou para fora na sequência de um livre de Ró. Gustavo Rodrigues, logo no minuto seguinte, foi dono de uma excelente recuperação de bola no ataque, mas não conseguiu converter a oportunidade em golo, tendo rematado para fora de frente para a baliza. Até ao intervalo, os atletas da Seleção da Madeira desceram a produção de jogadas de ataque por força da subida de performance de Castelo Branco, contudo, aos 22 minutos, Rodrigo Freitas, no batimento de um livre, mandou a bola bem perto da baliza de Afonso Geraldes. 
Após o intervalo, a Seleção de Castelo Branco, entrou novamente com grande personalidade e garra, tendo criado dificuldades à turma madeirense. Ângelo Silva, logo no segundo minuto do segundo tempo aproveitou uma perdida de bola de Aron Cardoso para eficiente defesa de Tiago Castro. Enorme defesa do guarda-redes madeirense, militante no filiado CD Barreirense. Tiago Cardoso viria a ser novamente herói da partida, após defender um remate perigoso de Castelo Branco, e na sequência, com eficácia, a fazer a macha na recarga de Diogo Costa. Com um jogo quente devido à grande quantidade de falta, não houve inteligência para a execução de jogadas de ataque por parte de ambas as seleções, tendo a bola circulado muitas vezes pelo ar, e sem critério. O desequilibro de Martim Correia, aos a meio da segunda parte, poderia ter feito a vantagem, mas Afonso Geraldes respondeu com uma grande defesa. Afonso, acabado de entrar em jogo, rematou com perigo para defesa incompleta de Afonso Geraldes, tendo Ró não conseguido fazer a respetiva emenda para golo. Com a entrada de Vilela em cena, a poucos minutos do final, produção ofensiva foi incrementada pelos corredores com cruzamentos perigosos mas os atacantes madeirenses não conseguiram aproveitar as boas oportunidades criadas. Até ao final, o jogo, quente, não teve grandes oportunidades de golo dignas de registo para ambas as partes, tendo o jogo ficado centrado no meio-campo. 

Depois de mais um jogo difícil e combativo, a Seleção da Madeira cresceu com o grupo neste Torneio nacional. O próximo desafio que se avizinha será contra uma das melhores equipas da edição do Torneio Lopes da Silva: Aveiro. 

O jogo de esta sexta-feira, será às 19:30, no Campo João Paulo II, em Fátima. 

Veja todas as fotografias da participação madeirense no Lopes da Silva

Calendário de jogos - Lopes da Silva 2019


Fotografia: Roberto Silv
a