Nesta noite de segunda-feira, decorreram os primeiros momentos do Curso de Treinadores de Futebol UEFA "B" - GRAU II/BASIC.

A cerimónia de abertura, online e adequada à pandemia de COVID-19, decorreu com os ilustres representantes das entidades com ação no espetro futebolístico regional e nacional. 

Rui Marote, líder da AF Madeira, representou a entidade que rege o futebol e futsal regional, começando por agradecer a todos os convidados, formadores e formandos, a sua presença. O Presidente da Direção relevou a importância da formação dos nossos treinadores e treinadoras, quais os qualifica e diferencia a nível internacional pelas suas características e atributos de sucesso. Nestes dias atípicos, foi ainda prestada importância à abordagem da Federação Portuguesa de Futebol, que se fez representar pelo seu Diretor Pedro Dias, em disponibilizar aos treinadores regionais a possibilidade de progredir na sua formação com um curso de treinadores a um preço mais apelativo. Fechou a sua intervenção a agradecer a Direção Regional de Desporto, na pessoa do seu Diretor Regional, pela sua ajuda no fomento e apoio das atividades formativas organizadas pela AF Madeira, formulando ainda os votos de boa sorte aos formandos e a retoma da atividade desportiva com todas as condições de segurança.

José Pereira, Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol - ANTF, foi o primeiro convidado a tomar da palavra para evidenciar a vontade dos treinadores, em especial das treinadoras, em apostar na sua formação. Formação que poderá ajudar a dar o próximo passo na orientação de jogadores de Clubes a nível nacional num futuro próximo, podendo ainda ser um passo que os leve a alavancarem-se como treinadores no estrangeiro em competições de prestígio.

João Pedro Mendonça, Presidente da Associação Nacional de Médicos no Futebol - AMEF, demonstrou total colaboração da entidade que rege em prol da atividade dos treinadores de futebol, congratulando ainda os treinadores, em especial as duas treinadoras presentes, pela sua determinação em enriquecer os seus conhecimentos.

Pela Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Dias, agradeceu o empenho dos treinadores e treinadoras que se candidataram em obter a qualificação de Grau II, demonstrando ainda a preocupação da FPF em disponibilizar as melhores condições ao processo formativo dos treinadores portugueses, em quais a AF Madeira se enquadra por iniciar mais um Curso de Treinadores. O elemento diretivo da FPF confidenciou ainda aos presentes que todos os formandos participantes nos novos Cursos de Treinadores de Futebol/Futsal UEFA "C"/"B", participarão nos Cursos de Suporte Básico de Vida com DAE, quais os ajudará a enfrentar situações de risco no âmbito desportivo ou dos seus quotidiano.

David Gomes, Diretor Regional de Desporto, foi o último convidado tomar da palavra, para demonstrar reconhecimento e ressalvar a parceria com a AF Madeira nas ações formativas e desportivas efetuadas em prol do desenvolvimento desportivo regional. Usou da palavra para trespassar esperança no desenvolvimento das carreiras dos treinadores presentes, e sobretudo na retoma da prática desportiva da Região Autónoma da Madeira, que se deseja breve e com todas as condições. 

A formação foi iniciada sob a orientação de Humberto Fernandes - Diretor Técnico Regional e Diretor do Curso, que elucidou os treinadores formandos as diretrizes e organização do Curso. 

A sessão de trabalho foi iniciada com a aula de Jorge Fernandes, tendo versado sobre o "Desporto Adaptado". Mercês Costa, com a cadeira de "Fisiologia do Exercício", terminou a sessão inaugural de trabalho.

Texto: Roberto Silva