A AF Madeira esteve presente nas comemorações - adequadas à realidade pandémica - do 15.º aniversário do CE "O Liceu". A representação da AF Madeira no evento virtual foi iniciada no passado dia 7 de fevereiro, aquando da sua primeira sessão, com a presença de Rui Marote - Presidente da Direção, com a sua abordagem sobre "Os Custos da Pandemia no Futebol Formação".

A sessão de hoje, centrou-se na "Ética e Integridade no futebol de formação".

Por parte de José Spínola, ao painel virtual, composto por diversos atletas da formação do CE "O Liceu", foi transmitida uma apresentação apelativa em imagem e conteúdo aos jovens, para a importância das consequências negativas das apostas no desporto e que poderá definir negativamente as suas carreiras como jogadores e elementos da sociedade.
De modo a dizimar as atividades de que coloquem em causa da integridade e ética no desporto, foi divulgada a página integridade.fpf.pt aos presentes, que funciona como meio para denúncia anónima de atividades de match fixing e outras atividades que lesem os valores no meio desportivo.

Júlio Vieira, a representar a Federação Portuguesa de Futebol no evento, debruçou a sua intervenção sobre a Certificação das Entidades Formadoras. Realçou as ferramentas criadas para a organização dos Clubes, que visa o crescimento e formação dos jogadores de futebol e futsal, com especial importância para a Ética e Integridade nos seus processos de desenvolvimento.

A fechar a sessão de trabalho, os participantes foram presenteados com a mensagem do Presidente da Direção da AF Madeira, a congratular os oradores pelas ações transmitidas e à Direção do CE "O Liceu" pelo trabalho efetuado ao longo das épocas.

Deste modo, o CE "O Liceu" celebrou o 15.º aniversário de uma forma educativa, continuando a sua atividade online com a sua comunidade, que nem a pandemia de COVID-19 conseguiu parar.


Texto: Roberto Silva