O filiado CE "O Liceu" determinou presentear a comunidade desportiva com um ciclo de webinares no âmbito das festividades do seu 15.º aniversário, que se alongarão amanhã, e no próximo sábado.

Durante esta manhã, o Presidente da Direção da AF Madeira foi um dos preletores convidados para debruçar-se sobre o assunto "Impacto da Pandemia no Futebol Formação/Jovens, na Madeira e Continente". 

A preocupação com os efeitos da pandemia de COVID-19, maioritariamente no futebol, foi unânime aos oradores. As consequências advém do nível físico (obesidade e desenvolvimento de doenças cardiovasculares) ao psicológico (ansiedade, insegurança) dos agentes desportivos, até a nível económico que poderão determinar a sustentabilidade e sobrevivência das coletividades desportivas.

Na preleção do líder associativo, que se baseou nos custos que a pandemia deixará no futebol de formação, foi divulgado o número de 160000 atletas federados a nível nacional, e que no universo da demografia federada regional, 86% dos jovens são praticantes de futebol e/ou futsal, demonstrando o peso do futebol formação no espectro do desporto federado.
Como líder da Mesa do Plenário das Associações Distritais e Regionais de Futebol, divulgou ainda os esforços a nível nacional - em conversações o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, os Presidentes das ADR's e o Governo da República, para que as ajudas financeiras que sejam reforçadas para fazer face às despesas correntes e outros custos que advém da decorrência da pandemia de COVID-19. Além do peso financeiro, foram solicitadas para que sejam delineadas estratégias para que o desporto seja retomado. Em ambas as matrizes - financeira e desportiva, o feedback governativo tem sido positivo.
O Presidente da AF Madeira, agradeceu ainda o Governo Regional - representado pelo Diretor Regional de Desporto, em manter os apoios para a corrente época, não penalizando as coletividades desportivas.

Ficou estabelecido perante os participantes que estão, e continuarão a ser colocados em prática todos os mecanismos possíveis para ajudar os intervenientes a ultrapassar a pandemia de COVID-19 no desporto, para que sejam repostos os números da demografia federada e que volte a alegria dos jovens na prática da atividade desportiva.

Texto: Roberto Silva