Sob a coordenação do jornalista Gil Rosa, os Presidentes das Associações Regionais de Modalidade de Futebol - Rui Marote, Atletismo - Policarpo Gouveia, Basquetebol - Sandra Rebolo e Karaté - Samuel Chícharo, debateram o ponto de situação do desporto em tempo de pandemia COVID-19.

Rui Marote, Presidente da Direção da AF Madeira, demonstrou respeito e cumprimento integral, quer pela AF Madeira e pelos seus filiados das orientações do Governo Regional desde o passado mês de março, embora desejando abertura por parte do Governo Regional para o início dos campeonatos regionais e consequente atividade dos agentes desportivos regionais.

Durante as suas intervenções, elogiou ainda o Governo Regional da Madeira - na pessoa de Jorge Carvalho (Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia), em representar e demonstrar de uma forma clara o ponto de situação desportiva regional perante as Federações de Modalidade, elogiando ainda, concretamente, a Federação Portuguesa de Futebol pela colaboração e entendimento da supressão da participação das coletividades madeirenses nas competições de futebol e futsal nacionais.

O líder associativo, enalteceu ainda as medidas da AF Madeira de apoio aos seus filiados, nestes períodos de paragem e abrandamento da atividade desportiva com repercussões a nível financeiro.

Recorde-se que, segundo a resolução n.º 839/2020 do Governo Regional da Madeira, as competições regionais entre 5 de novembro e 5 de dezembro estão suspensas, assim como os treinos competitivos e competição nacional não profissional.