Devido à pandemia do COVID-19 que afetou todo o mundo em diversas vertentes, entre as quais, sociais, económicas, e o desporto na sua plenitude, a Formação Contínua de Treinadores de Futebol decorreu nesta segunda-feira entre as 16:00 e as 23:45, através do ZOOM. 

Os trabalhos foram iniciados por Rui Marote, Presidente da Direção da AF Madeira, com as boas vindas ao 315 formandos, formadores e convidados que estiveram presentes durante o período dos trabalhos. Os presentes foram recebidos pelo Presidente da Direção da AF Madeira, num modo de aprendizagem nunca antes utilizado nas formações contínuas de treinadores sob organização da AF Madeira.

Após a receção dos formandos, formadores e convidados, Rui Quinta, depois de uma gratificante passagem pela Formação Contínua de Treinadores na Madeira em 2016, voltou a dirigir-se aos treinadores madeirenses para uma sessão de trabalho sobre  o "Desenvolvimento de uma ideia de jogo".

João Tralhão, após a sessão de Rui Quinta, tomou da palavra para munir o conhecimento dos presentes sobre  o tema "Dos jogos reduzidos ao futebol de 11".

Pedro Caixinha, o último formador da noite, reconhecido pelos madeirenses após marcar a sua passagem pelo CD Nacional com a conquista do troféu Rámon de Carranza, fechou a sessão de trabalhos da Formação Contínua de Treinadores em Futebol com o tema "Transfer/reorganização do jogo para o treino e do treino para o jogo".

Com a atuação destes três formadores de excelência, deu-se a Formação Contínua de Treinadores de Futebol adequada à situação atual de pandemia global, com um modo de ensino online aos 315 presentes. A presença de dezenas de treinadores açorianos, nacionais e diversos com presença internacional, desde Angola, Canadá, China e Inglaterra, engrandeceram esta edição anual da Formação Contínua de Treinadores 2020 de Futebol, que ao longo dos anos, tem-se afirmado como uma referência na formação de treinadores a nível regional e nacional. 

Na próxima quinta e sexta-feira, teremos a Formação Contínua de Treinadores de Futsal, com a presença de Paulo Luís, Emídio Rodrigues e João Nuno Ribeiro. As inscrição estão abertas!

Texto: Roberto Silva