Para agir em conformidade com o desenvolvimento do COVID-19 em solo nacional e as suas implicações desportivas, Fernando Gomes - Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, criou um grupo de emergência para determinar medidas sobre a organização das provas de futebol e futsal sob a sua jurisdição e a participação das seleções nacionais em eventos nacionais e internacionais, em consonância com as normas do Governo da República e a Direção Geral de Saúde. O grupo de emergência é liderado por Fernando Gomes - Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, tendo a participação de Pedro Proença - Presidente da Liga Portugal, Rui Marote - Presidente da Comissão Delegada das Associações Distritais e Regionais e também da Direção da AF Madeira, Joaquim Evangelista - Presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Luciano Gonçalves - Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, José Pereira - Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, e João Pedro Mendonça - Presidente da Associação Nacional de Médicos de Futebol.

Após as medidas primárias - de 10 de março - em suspender as competições de formação da FPF, em futebol e futsal, masculino e feminino entre 14 e 28 de março, as medidas para as competições seniores de futebol não profissional, futebol para seniores femininas e futsal em ambos os géneros, passaram desde o limite máximo de 5000 espetadores por jogo, para porta fechada aos espetadores, até finalmente acabar na suspensão por tempo indeterminado. A suspensão dos encontros, passou também para os seniores profissionais, leia-se, Liga NOS e LigaPro.
Na formação, em futebol, estariam em competição, o CD Nacional, no Campeonato Nacional SUB-19 de I Divisão, e no play-off de apuramento para a fase de campeão do Campeonato Nacional SUB-15. O CS Marítimo da Madeira no Campeonato Nacional SUB-19 de II Divisão, na Liga de Juniores Femininas, e no play-off de apuramento para a fase de campeão do Campeonato Nacional SUB-17. O União da Madeira Futebol SAD, no Campeonato Nacional SUB-19 de II Divisão. Em futsal, o CS Marítimo da Madeira, poderia estar a representar a Região, na Taça Nacional SUB-19, SUB-19 Feminino, SUB-17 e SUB-15. 
Nos seniores, em futebol, no Campeonato de Portugal, teríamos a presença do Marítimo da Madeira Futebol SAD, do CSD Câmara de Lobos e do União da Madeira Futebol SAD. Também, do Marítimo da Madeira Futebol SAD, na Liga Revelação. No futsal, a AD São Roque do Faial e o CS Marítimo da Madeira, com o levantamento da suspensão, têm o início da participação na 2.ª Fase do Campeonato Nacional II Divisão de futsal, a 4 de abril.

As competições e eventos particulares das seleções nacionais foram também suspensos e/ou cancelados. Na Algarve Cup, com a participação da madeirense e marítimista Bárbara Santos, na Seleção Nacional A Feminina, teve também um jogo cancelado devido à partida da congénere italiana antes do final da competição. 
As Rondas de Elite para os Campeonatos da Europa, quais as Seleções Nacionais de formação participariam entre 14 de março e 14 de abril, foram adiadas pela UEFA. Recentemente, participaram nos treinos de preparação os madeirenses Henrique Araújo, Telma Encarnação, Sara Ferreira, Inês Silva e Lara Costa.
As Seleções da Madeira femininas de Nuno Cruz, tiveram as suas representações nas fases finais dos Torneios Interassociações SUB-14 Feminino em futebol 7, e SUB-17 Feminino em futebol 9, barradas. Os eventos estavam agendados para Bragança, entre 11 e 15 de março, e na Guarda, entre 28 de março e 1 de abril, respetivamente. No futsal, o Torneio Interassociações SUB-15, entre 2 e 5 de abril, foi adiado para data a determinar, estando a Seleção de Acácio Machado, condicionada aos trabalhos de preparação. 

No âmbito regional, todas as competições - campeonatos, taças e torneios, eventos de formação de treinadores, árbitros e outros agentes desportivos, foram suspensos entre 11 de março e 29 de março. 

O grupo de emergência da Federação Portuguesa de Futebol e a Direção da AF Madeira, poderão a qualquer momento alargar ou reduzir as diretrizes emanadas, segundo os desenvolvimentos da transmissão do COVID-19 e/ou orientações das entidades governamentais e/ou de saúde, se necessário.