Os convidados de renome, desde o internacional Helder Postiga, à treinadora nacional, Marisa Gomes e ao Selecionador Nacional da Seleção de Esperanças, Nelo Vingada, trespassaram conhecimentos aos treinadores interessados na progressão dos seu conhecimento neste sábado. 



Após à sessão de abertura e boas-vindas, composta por Juan Gonçalves - Chefe de Serviços da Direção Regional da Juventude e Desporto, Alexandre Temtem - Vice-Presidente da Direção da AF Madeira e Virgílio Sousa - Coordenador da CRIAMAR, foi notória a importância desta formação para as entidades, dadas as palavras de relevo como "formação de jogadores", "formação de treinadores" e "resultados desportivos" nos seus discursos.



O dia de formação foi iniciado por André Carvalho do Programa Nacional de Ética no Desporto (PNED) que ressalvou 
a importância da implementação do cartão branco nas competições, demonstrando casos de sucesso. Dos casos de sucesso, Bruno Salgado, ex-Selecionador Regional de Futsal da AF Madeira, foi referência. O próprio, trespassou o seu testemunho da importância do fair-play depois da atitude tida no Torneio Interassociações SUB-15 em futsal masculino decorrido em São João da Madeira, em Abril de 2019, quando retirou um jogador do quinteto após a Seleção adversária ter ficada reduzida a quatro elementos após expulsão. André Carvalho adiantou ainda que o cartão branco será também realidade em todas as competições distritais e regionais, fruto das parcerias efetuadas com as Associações Distritais e Regionais.



Após a intervenção de André Carvalho, Marisa Gomes, Treinadora Nacional - adjunta de Francisco Neto na Seleção Nacional Feminina A de futebol - falou
 das suas experiências das suas colaborações em grandes clubes nacionais e também de passagens nos clubes mais pequenos, com realidades totalmente distintas. Como treinadora nacional, explanou a importância da capacidade de um treinador saber observar, ouvir e partilhar experiências com as atletas portuguesas.
Como 
treinadora, referiu o sentido de missão que um treinador deverá ter perante os seus jogadores. Ser referência e ser reconhecido como apaixonado é um dos caminhos para o sucesso. Referiu ainda que ser treinador de grandes jogadores poderá ser fácil, estando o grande desafio perante os atletas menos capazes e que deverão ser objeto de potencialização. Através dos seus vídeos e testemunho, elevou a importância da equidade versus à igualdade, em que os atletas deverão todos ter condições, mas adaptadas por cada um para a obtenção dos objetivos comuns à equipa, jogadores e treinadores.
Finalizou 
a sua intervenção com a capacidade dos treinadores em potencializar os jogadores adaptando os objetivos às suas realidades para um crescimento conjunto de todos os atletas e equipa. Finalizou a sua intervenção com um dos seus ideias: "Nunca deixar morrer um jogador!"



Antes do almoço, Luís Gomes – Fisioterapeuta, r
essalvou a importância dos treinadores conhecerem os sinais que os atletas dão, e a capacidade dos treinadores adaptarem as cargas e/ou exercícios adaptados aos jogadores. Os trabalhos nos treinos são cruciais para o desenvolvimento e rendimento do atleta no momento de competição. O crescimento do atleta, a nível físico e desportivo, é transversal às atividades diárias, pelo que os incentivos das equipas técnicas e médicas são cruciais para o bom desenvolvimento dos atletas.



Após a paragem para almoço, Júlio Pereira – Psicólogo, e
xplanou as diferenças de comportamentos que os atletas poderão ter e quais os sinais que deverão considerar para melhorar a seu rendimento pessoal e desportivo. Referenciou os mindsets que os atletas deverão ter, e aqueles que lhes poderão ser trespassados pelas equipas técnicas para os jogadores serem decisivos nos momentos chaves de jogo. 



Nelo Vingada – Treinador, f
ez do seu momento de palestra, um plano da sua experiência de vida pelos clubes onde passou e a forma como o futebol tem sido desenvolvido ao longo dos tempos como treinador. Desde a Europa até à Ásia, ressalvou a importância do futebol de rua no mundo. Onde tudo começa, sem leis, sem limites, com a imposição do bom senso e companheirismo: o “deixa jogar!”.
Além do futebol de rua, referenciou a formação dos atletas no futebol, pela sua experiência desde os clubes onde passou, até às Seleções de Portugal que orientou, que as orientações recebidas são importantes, mas o instinto é crucial para os momentos de decisão desde os jogos até aos momentos chave da carreira de qualquer jogador.



Para fechar a tarde formativa com chave de ouro, Hélder Postiga, internacional português, n
uma entrevista informal com orientação do maestro da rádio David Sousa, deu a conhecer à plateia de treinadores os passos dados como jogador. As suas origens, a primeira transferência, o primeiro grande contrato até ao momento que ingressou na Seleção Nacional.
Nas suas experiências da vida desportiva pelo mundo, destacou a Índia como o país que mais o marcou a nível desportivo pelo futebol no seu estado puro. Deu a conhecer a paixão que o futebol está a ganhar naquela potência mundial, e como é vivido pelos indianos.
A nível global, especialmente no meio português, deu a sua opinião sobre a pressão que os jogadores têm nos dias de hoje para vingar, dando relevante importância à capacidade emocional dos jogadores para ultrapassar as pressões e dificuldades características de uma carreira de um jogador bem-sucedido. Além da capacidade emocional dos jogadores, as equipas técnicas são cruciais para a elevação da carreira de um jogador.
Finalizou a sua intervenção, dando a fórmula para o sucesso: “não acomodar-se!”. Assim cresceu desportivamente, como os grandes jogadores portugueses com que partilhou o balneário da Seleção Nacional: Ronaldo, Figo e Deco, entre outros.



Após a entrevista foram cedidas pela CRIAMAR ofertas da formação, que deverão criar lembranças aos formadores mas também aos formandos após este dia de troca de conhecimentos e experiências.

O CRIAMAR Street Football 2019 deu hoje o primeiro passo, sendo o evento prolongado no próximo fim-de-semana com futebol de rua para atletas SUB-10 e SUB-12, no recinto desportivo da Nazaré. Tiago Mendes, internacional português, será o padrinho do evento.

Fotografias e texto: Roberto Silva