Tudo começou com a expulsão de um atleta da Seleção do Algarvia, aquando do primeiro jogo da Seleção da Madeira no Torneio Interassociações SUB-15 Masculino em futsal.

Com a redução de um jogador por parte da Seleção do Algarve, e achando que o desfecho da decisão da equipa da arbitragem, embora certo, não foi o mais adequado, Bruno Salgado, como confirmar as suas palavras: "O árbitro expulsou logo o jogador que cometeu a falta. No fundo, é o que as regras dizem que deve ser feito, os árbitros estiveram bem, mas num torneio destes, acho que a arbitragem devia ter um caráter mais pedagógico."retirou um dos nossos atletas do quinteto e igualou o número de atletas em jogo. Além do motivo explanado, complementou o motivo do seu gesto: "Nestas idades é fundamental incutir valores de desportivismo aos atletas. É sempre bom vencer, mas as vitórias não são o mais importante nesta fase de formação dos atletas. Outros valores se levantam". 

A Federação Portuguesa de Futebol, através do Vice-Presidente - Hermínio Loureiro, elevou o gesto de Bruno Salgado com a atribuição de um cartão branco no jantar oficial do Torneio Interassociações. Ato simbólico que contou com a presença do Associação de Futebol de Aveiro, através do seu Presidente da Direção - Arménio Pinho e a Câmara Municipal de São João da Madeira, através do seu Presidente - Jorge Vultos Sequeira. O cartão atribuído é caracterizado pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) como "um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos".

O gesto de desportivismo, altruísta e carregado de aprendizagem, correram o País como um gesto exemplar e de orgulho para o desporto a nível nacional. Record, aBola, OJOGODN Madeirazerozero.ptPNEDFPFAFATVZonaTécnica Futsal.

No plano desportivo, a Associação de Futebol da Madeira participou no Torneio Interassociações em quatro jogos. Começamos por defrontar a congénere do Algarve, tendo perdido o jogo por 4-1. No dia seguinte, defrontamos a Seleção de Vila Real, tendo perdido por 7-3. No terceiro dia, vencemos o encontro frente a congénere de Bragança, por 5-1. No último dia de competição, a AF Castelo Branco acabou por vencer por 5-4.

Além das experiências vividas, este Torneio Interassociações ficou marcado pelo desportivismo. Este marco, além dos progressos competitivos que são notórios nestas competições com o passar das edições, o fair play é também parceiro na sua progressão, ficando os jogadores, dirigentes e equipas técnicas comprometidas pela aplicação do desportivismo para crescimento profícuo de todos os intervenientes além desporto.

A Associação de Futebol da Madeira agradece a todos os jogadores madeirenses participantes e a equipa técnica liderada por Bruno Salgado, pela presença e empenho colocado em prática pelos valores competitivos e desportivos neste memorável Torneio Interassociações SUB-15, em São João da Madeira. 

Fotografia: AFATV