O percurso do CD Nacional e do CS Marítimo até à final foram imaculados. O CD Nacional vingou nos quartos-de-final com uma vitória sobre o GRC Canicence por 0-12. Nas meias-finais, ultrapassou a AD Pontassolense por 0-11. O CS Marítimo venceu o CSD Câmara de Lobos por 0-8 nos quartos-de-final, e o CE "O Liceu" por 2-5 no jogo de acesso à final.

Na grande final, o CD Nacional parecia ter o ceptro garantido até ao minuto 16. Contudo, a determinação dos pequenos leões do Almirante Reis desvirtuaram o destino traçado pelos alvinegros. A turma de Thiago Rosa vencia por 3-0, com golos de Dinis Câmara e bis de Pedro Correia aos 16 minutos da partida. Aos 17 minutos, Diogo Abreu facturou após assistência de Afonso Gouveia. Seria o pontapé-de-saída da reviravolta do Marítimo! Os leões do Almirante Reis continuaram a senda atacante, e no minuto seguinte ao golo, proporcionaram uma enorme defesa ao guardião do CD Nacional após remate de cabeça de Rodrigo Freitas. Até ao apito de Henrique Caldeira para o intervalo, o CD Nacional desperdiçou um penalti e o CS Marítimo diminuiu a vantagem para 3-2, através de um espectacular livre de Francisco Silva.
Na segunda parte, a turma de Rafael Gonçalves, continuou a caminhada até ao empate. O Diogo Abreu fez a igualdade aos 4 minutos da segunda parte. Poucos minutos depois, a glória apoderou-se dos pequenos atletas do CS Marítimo: Cristiano Miguel, na recarga, marcou o golo da vantagem! Os alvinegros não desistiram e marcaram através de Lucas Paixão. Até ao final do tempo regulamentar, Afonso Pereira, numa grande oportunidade rematou por cima da baliza do CS Marítimo. Penaltis! 
O primeiro dos 10 remates programados saiu falhado: Pedro Coelho permitiu a defesa do guarda-redes do CS Marítimo. Até ao final, todos os remates foram convertidos em golos, tendo o CS Marítimo ganho o direito de levantar a Taça da Madeira. Marcaram pelo CS Marítimo nas grandes penalidades: Bernardo Rodrigues, Rodrigo Freitas, Afonso Gouveia, Tomás Chaves e Diogo Abreu. Pelo CD Nacional: Pedro Correia, Nelson Figueira, Lucas Paixão e Lourenço Drumond.

Os nossos promissores jogadores e futuros homens proporcionaram uma emotiva partida aos presentes, tendo a vitória um sabor especial depois dos feitos alcançados durante o jogo. O futebol e o desporto saíram dignificados depois de este encontro entre jovens titãs.


Fotografia: Roberto Silva