Neste último momento, foram convidados a trespassar conhecimento e vivências: o Major Paulo Freitas, com "Madeirenses de Relevo no Exército Português", Gonçalves, com a sua experiência de vida no exercito, e Tenente Coronel António Franco, com "Os Madeirenses na Missão do Iraque".

Major Paulo Freitas, natural do Funchal, falou sobre os madeirenses de outrora no exercito. Na sua opinião, a título de exemplo, O Alferes Veiga Pestana, contribuíram para o desenvolvimento da Madeira. Teve um discurso pró-activo com a plateia de entidades presentes e maioritariamente com os os alunos de uma turma convidada da Escola Secundária Francisco Franco, sobressaindo no seu discurso a importância da fase decisória da vida dos jovens alunos. Trespassou vivências e os motivos que o levaram a honrar Portugal nas missões que liderou. A sua frase de ordem, perante a jovem plateia foi: "preparem-se para o futuro, para serem líderes é não meros mandantes. Mandar é fácil, liderar é difícil". Em consonância entre os valores do exercito e os valores que regem a vida pessoal dos portugueses, encetou diversos conselhos aos mais jovens presentes: "Tudo o que fizerem na vossa vida, movam-se por valores", "Pensem fora da caixa. Em todos os problemas há oportunidades", "Escolhe um trabalho que gostes e nunca terás que trabalhar na vida", incentivando os mais novos a referem-se por valores que também regem o exército português.

A militante Gonçalves, contou a sua história de vida a todos os presentes. Embora nascida em Santiago do Cacém, a militante do exército, agora com família constituída na Madeira, demonstrou a importância da vida militar na sua vida pessoal e como os valores orientadores no exército a ajudaram a ultrapassar os problemas pessoais de saúde.

O tenente coronel, Madeirense, demonstrou através das suas palavras, as experiências vividas 
pelo seu plutão no Iraque, durante a guerra contra contra o terrorismo. Esteve responsável, com maior incidência no planeamento e treino das suas tropas, lideradas também por outros chefes europeus na luta contra o terrorismo, concretamente, no final do ano passado. Deu especial ênfase às mulheres que lá estiveram e que honraram, melhor que alguns homens as tarefas propostas.

Fotografia: Roberto Silva